Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) – Mestrado e Doutorado – vinculado ao Departamento de Serviço Social do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), iniciou suas atividades em 2009, tendo como missão formar, em nível de pós-graduação, profissionais qualificados para o ensino superior, à pesquisa e à produção de conhecimento sobre a realidade estadual e regional, bem como para a análise, o planejamento, a gestão e a avaliação de políticas públicas, em especial as políticas sociais. É o segundo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Política Social da região Centro-Oeste, refletindo o movimento de expansão dos Programas de Pós-Graduação no país nas duas primeiras décadas do século XXI e vem se consolidando como um importante espaço de produção de conhecimento sobre a realidade, em especial, a estadual ao revelar, a partir de estudos e pesquisas produzidos no seu interior, as particularidades das expressões da Questão Social no estado de Mato Grosso, historicamente marcado por profundas desigualdades sociais e econômicas. O PPGPS desenvolve seu projeto de formação assentado na concepção de Política Social tomada sob o ponto de vista histórico-conceitual no Brasil e no mundo e como área necessariamente multidisciplinar, inscrita na história imediata da reforma e contrarreforma do Estado brasileiro. Ocupa-se, também, da concepção, configuração e dinâmica do Estado e da Sociedade na regulação e garantia de direitos sociais. O PPGPS materializa sua missão por meio dos seguintes objetivos específico

1. Estimular a produção e a divulgação de conhecimentos sobre a realidade estadual e regional (centro-norte) e as políticas sociais.

2. Preparar profissionais das áreas humanas e sociais, incluindo o próprio Serviço Social, para as atividades de formulação, gestão, análise e avaliação de políticas sociais.

3. Promover intercâmbios técnico-científicos com instituições de ensino e pesquisa na área de política social e afins.

4. Promover e fortalecer vínculos entre a Pós-Graduação e a Graduação com vistas à ampliação e à qualificação da produção científica e das atividades docentes das áreas atendidas pelo Programa.

O PPGPS, quando da entrada de sua primeira turma de Mestrado em 2009 até o final de 2024, formou 142 profissionais. As pesquisas orientadas por docentes das duas linhas de pesquisa resultam em dissertações que versam sobre as políticas sociais em suas diferentes dimensões, compreendendo as forças políticas e sociais de seu processo constitutivo e sua vinculação ao trabalho profissional. A política social como lócus em que ocorre a constituição de direitos e o reconhecimento da cidadania, constitui-se o campo no qual repousam os estudos realizados pelos diferentes grupos de pesquisa do Programa.