Livro de professora do PPGPS/UFMT é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico

A professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Bruna Andrade Irineu, é uma das finalistas da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com a obra “Diversidade sexual e de gênero e marxismo”, publicada pela Editora Cortez. O livro está entre os destaques na categoria “Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social”, que recebeu mais de duas mil inscrições.

A obra, escrita em coautoria com o professor Guilherme Gomes Ferreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), propõe uma análise interseccional do enfrentamento às opressões, com ênfase na realidade da população LGBTI+. Segundo a autora, o livro também aborda o impacto da ausência de políticas públicas regionais e as resistências enfrentadas por grupos vulnerabilizados.

Bruna Irineu é vinculada ao Departamento de Serviço Social da UFMT e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Relações de Gênero (NUEPOM). Para ela, estar entre os finalistas representa um reconhecimento importante da produção acadêmica feita a partir de Mato Grosso. “A indicação como finalista é uma honra, especialmente por se tratar de um prêmio de prestígio nacional e por valorizar uma produção construída em um estado que ainda enfrenta desafios significativos no reconhecimento da diversidade que o constitui”, destaca.

A cerimônia de premiação do Prêmio Jabuti Acadêmico ocorrerá no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Os vencedores de cada categoria receberão troféu e premiação em dinheiro. A lista completa dos finalistas está disponível no site: www.premiojabuti.com.br/academico.