O presente estudo se propõe a reconstruir a trajetória da assistência estudantil na
Universidade Federal de Mato Grosso, no período de 1970 a 2010. Com uma estrutura
técnico-administrativa específica para o fim, a UFMT assiste com programas de bolsas,
alimentação e moradia aos universitários, em especial os vulneráveis
socioeconomicamente. A assistência estudantil visa prover condições necessárias para
minimizar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante a formação acadêmica, no
intuito de prevenir a repetência, retenção e evasão. Apesar de permear toda a vida da
instituição, a assistência ao estudante é um campo de estudo pouco explorado, por isso a
importância de reconstruir sua trajetória. Para o desenvolvimento do estudo, recorreu-se às
fontes documentais e orais. Os relatórios de gestão, normativas, resoluções, matérias de
jornais e informativos coletados nos acervos da instituição constituíram-se em fontes
documentais. As entrevistas realizadas com pessoas que estiveram à frente do setor
responsável pelas ações e programas de apoio ao estudante nas diferentes gestões da
Administração Superior compõem as fontes orais. As entrevistas tiveram por finalidade
complementar as informações coletadas por meio da documentação analisada. Através dos
documentos, pôde se constatar que programas de bolsas e estágios são implementados na
instituição desde 1972. A princípio, as ações de assistência se limitavam às bolsas
remuneradas e isenções de taxas intrainstitucionais. Posteriormente, foram criados o
Restaurante Universitário, a Casa do Estudante Universitário, os programas de auxílio à
alimentação, à participação em eventos, dentre outros, para dar suporte à vivência
acadêmica e à conclusão do curso universitário. Com a implementação do Programa
Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), em 2008, foram ampliadas as possibilidades
de execução dos programas em decorrência da disponibilização de recursos do Ministério
da Educação para este fim dentro das Instituições Federais de Educação Superior.
Palvra-chave: Permanência
TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UFMT: ENTRE A AFIRMAÇÃO DE DIREITOS E A BOLSIFICAÇÃO DE NECESSIDADES
Este estudo apresenta uma análise sobre as condições de permanência dos/as
estudantes auxiliados/as pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
no âmbito da UFMT, campus Cuiabá. Com o objetivo de aprofundar a discussão
sobre a importância da política de assistência estudantil para a permanência na
universidade pública, nos propomos neste trabalho discutir como vem sendo
estruturada a assistência ao estudante na UFMT. O interesse por este estudo foi
determinado pelas inquietações resultantes da experiência profissional, vivenciada
na Coordenação de Atendimento ao Estudante (CAE) no IFMT no período de 2014-
2017, e na Supervisão de Assistência Estudantil (SAE) na UFMT iniciada em maio
de 2017. Para isto, utilizamos uma abordagem quanti-qualitativa e os procedimentos
adotados foram: revisão bibliográfica, análise documental e a técnica de grupo focal.
A análise dos dados foi amparada por um estudo teórico acerca das políticas
educacionais no contexto da educação superior, particularmente, no âmbito das
universidades, seguida do debate sobre a política de assistência estudantil e as
condições de permanência na UFMT. No primeiro momento, apresentamos um
debate teórico sobre as políticas educacionais voltadas à educação superior
brasileira, sobretudo, a partir da democratização e expansão do ensino superior na
década de 1990. Em seguida discute-se sobre o contexto político, econômico e
social que fomentou a regulamentação do PNAES, delimitamos o espaço da política
de assistência estudantil no contexto da UFMT. Por fim, apresentamos os resultados
da pesquisa, esperando colaborar com o processo de reflexão e debate em torno da
permanência estudantil na universidade. Busca-se analisar em que medida as ações
provenientes da política de assistência estudantil atende as demandas do/a
estudante e se contribuíram para a permanência e continuidade do curso na UFMT.
Constatamos que a permanência estudantil envolve um conjunto de fatores
materiais e simbólicos que influenciam o (in) sucesso acadêmico, portanto, o
permanecer na instituição está para além do repasse monetário concedido através
dos auxílios e bolsas.
A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO NO CICLO CONTEMPORÂNEO DE REFORMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA – DINÂMICA E ALTERAÇÕES
Este estudo toma como quadro analítico as mudanças ocorridas no campo da
educação superior brasileira, a partir dos anos 2000, naquilo que se convencionou
chamar de políticas expansionistas. Desta feita, todo o esforço de pesquisa aqui
empreendido, amparado numa perspectiva crítica, tomou como objeto de estudo a
inserção da Universidade Federal de Mato Grosso no âmbito das políticas
expansionistas, em seu ciclo mais recente, com o objetivo de apresentar e analisar
as alterações em sua dinâmica a partir desta inserção, com destaque às dimensões
do ingresso (ingresso vagas, ingresso, formato seletivo) e permanência
(permanência matrícula, taxa de diplomação, programas de fixação do estudante). A
aproximação com a temática exigiu, de partida, uma imersão na bibliografia
especializada de modo a conferir maior densidade às análises, permitindo, ainda,
um melhor delineamento do objeto de estudo. Outro procedimento metodológico que
cercou a realização desta pesquisa de caráter qualitativo, apoiada em dados
quantitativos envolveu, além do levantamento bibliográfico, a utilização de fontes
documentais. A realização deste estudo buscou dar conta do seguinte
questionamento: as medidas expansionistas mais recentes, adotadas pela UFMT,
têm provocado a tão propalada perda significativa de seu corpo discente? Merece
cautela a análise dos resultados obtidos dada a complexidade que envolve os
processos de ingresso e permanência de estudantes numa instituição de ensino
superior aos quais não pode ser atribuído um único fator que altere sua dinâmica.
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFMT: TRAJETÓRIA E DESAFIOS
O presente estudo se propõe a reconstruir a trajetória da assistência estudantil na Universidade Federal de Mato Grosso, no período de 1970 a 2010. Com uma estrutura técnico-administrativa específica para o fim, a UFMT assiste com programas de bolsas, alimentação e moradia aos universitários, em especial os vulneráveis socioeconomicamente. A assistência estudantil visa prover condições necessárias para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante a formação acadêmica, no intuito de prevenir a repetência, retenção e evasão. Apesar de permear toda a vida da instituição, a assistência ao estudante é um campo de estudo pouco explorado, por isso a importância de reconstruir sua trajetória. Para o desenvolvimento do estudo, recorreu-se às fontes documentais e orais. Os relatórios de gestão, normativas, resoluções, matérias de jornais e informativos coletados nos acervos da instituição constituíram-se em fontes documentais. As entrevistas realizadas com pessoas que estiveram à frente do setor responsável pelas ações e programas de apoio ao estudante nas diferentes gestões da Administração Superior compõem as fontes orais. As entrevistas tiveram por finalidade complementar as informações coletadas por meio da documentação analisada. Através dos documentos, pôde se constatar que programas de bolsas e estágios são implementados na instituição desde 1972. A princípio, as ações de assistência se limitavam às bolsas remuneradas e isenções de taxas intrainstitucionais. Posteriormente, foram criados o Restaurante Universitário, a Casa do Estudante Universitário, os programas de auxílio à alimentação, à participação em eventos, dentre outros, para dar suporte à vivência acadêmica e à conclusão do curso universitário. Com a implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), em 2008, foram ampliadas as possibilidades de execução dos programas em decorrência da disponibilização de recursos do Ministério da Educação para este fim dentro das Instituições Federais de Educação Superior.
A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO NO CICLO CONTEMPORÂNEO DE REFORMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA – DINÂMICA E ALTERAÇÕES
Este estudo toma como quadro analítico as mudanças ocorridas no campo da educação superior brasileira, a partir dos anos 2000, naquilo que se convencionou chamar de políticas expansionistas. Desta feita, todo o esforço de pesquisa aqui empreendido, amparado numa perspectiva crítica, tomou como objeto de estudo a inserção da Universidade Federal de Mato Grosso no âmbito das políticas expansionistas, em seu ciclo mais recente, com o objetivo de apresentar e analisar as alterações em sua dinâmica a partir desta inserção, com destaque às dimensões do ingresso (ingresso vagas, ingresso, formato seletivo) e permanência (permanência matrícula, taxa de diplomação, programas de fixação do estudante). A aproximação com a temática exigiu, de partida, uma imersão na bibliografia especializada de modo a conferir maior densidade às análises, permitindo, ainda, um melhor delineamento do objeto de estudo. Outro procedimento metodológico que cercou a realização desta pesquisa de caráter qualitativo, apoiada em dados quantitativos envolveu, além do levantamento bibliográfico, a utilização de fontes documentais. A realização deste estudo buscou dar conta do seguinte questionamento: as medidas expansionistas mais recentes, adotadas pela UFMT, têm provocado a tão propalada perda significativa de seu corpo discente? Merece cautela a análise dos resultados obtidos dada a complexidade que envolve os processos de ingresso e permanência de estudantes numa instituição de ensino superior aos quais não pode ser atribuído um único fator que altere sua dinâmica.
TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UFMT: ENTRE A AFIRMAÇÃO DE DIREITOS E A BOLSIFICAÇÃO DE NECESSIDADES
Este estudo apresenta uma análise sobre as condições de permanência dos/as estudantes auxiliados/as pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no âmbito da UFMT, campus Cuiabá. Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre a importância da política de assistência estudantil para a permanência na universidade pública, nos propomos neste trabalho discutir como vem sendo estruturada a assistência ao estudante na UFMT. O interesse por este estudo foi determinado pelas inquietações resultantes da experiência profissional, vivenciada na Coordenação de Atendimento ao Estudante (CAE) no IFMT no período de 2014- 2017, e na Supervisão de Assistência Estudantil (SAE) na UFMT iniciada em maio de 2017. Para isto, utilizamos uma abordagem quanti-qualitativa e os procedimentos adotados foram: revisão bibliográfica, análise documental e a técnica de grupo focal. A análise dos dados foi amparada por um estudo teórico acerca das políticas educacionais no contexto da educação superior, particularmente, no âmbito das universidades, seguida do debate sobre a política de assistência estudantil e as condições de permanência na UFMT. No primeiro momento, apresentamos um debate teórico sobre as políticas educacionais voltadas à educação superior brasileira, sobretudo, a partir da democratização e expansão do ensino superior na década de 1990. Em seguida discute-se sobre o contexto político, econômico e social que fomentou a regulamentação do PNAES, delimitamos o espaço da política de assistência estudantil no contexto da UFMT. Por fim, apresentamos os resultados da pesquisa, esperando colaborar com o processo de reflexão e debate em torno da permanência estudantil na universidade. Busca-se analisar em que medida as ações provenientes da política de assistência estudantil atende as demandas do/a estudante e se contribuíram para a permanência e continuidade do curso na UFMT. Constatamos que a permanência estudantil envolve um conjunto de fatores materiais e simbólicos que influenciam o (in) sucesso acadêmico, portanto, o permanecer na instituição está para além do repasse monetário concedido através dos auxílios e bolsas.