O DOCENTE E AS RELAÇÕES DE TRABALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: “SOFRIMENTO E VIOLÊNCIA”

Autor: PAULA ADRIANA LIMA DE MATOS FREITAS

Categoria(s): 2016

Palavra(s)-chave: Neoliberalismo, Trabalho Docente, Relações de trabalho, Saúde, Violência

Esta dissertação de mestrado objetiva conhecer a realidade dos docentes e as suas
relações de trabalho na Universidade Federal de Mato Grosso, a partir dos conflitos
existentes no local de trabalho. Visando apresentar o objeto de estudo, com base na
literatura estudada, abordamos a questão da violência e do adoecimento que tem
acometido esses profissionais. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, em
virtude do caráter exploratório, com o objetivo de dar mais autonomia ao indivíduo e
compreender os valores e atitudes dos sujeitos de pesquisa. O instrumental técnico
escolhido foi à entrevista, semi–estruturada, combinando perguntas abertas e
fechadas. As categorias de análise foram: trabalho docente, relações de trabalho,
saúde, neoliberalismo e violência. Elegeu-se a questão do assédio moral na seção a
respeito da violência, visto que, é uma agressão psicológica muito presente no
ambiente laboral. Pode-se inclusive inferir que, essa forma abusiva de poder tem se
destacado nas relações profissionais, mediante os depoimentos dos entrevistados.
Utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com vistas a atender as
finalidades propostas. Os sujeitos da pesquisa são os docentes da UFMT,
escolhidos através dos critérios definidos com antecedência e expostos na
Introdução. Entende-se que, o docente na atual sociedade neoliberal está imerso na
reestruturação produtiva, a qual está baseada no aumento da produtividade,
eficiência, qualidade, novas formas de tecnologia e de gestão, e essas novas
maneiras de relações gerenciais se dão por intermédio das inovações tecnológicas.
Sendo assim, faz-se necessário pontuar que, são grandes os desafios para a classe
trabalhadora na totalidade, incluindo o docente. Sabe-se que essa categoria tem
sofrido as consequências da precarização, que prevê (demissões, terceirizações,
privatizações, perda de direitos sociais e trabalhistas) e também o aumento do ritmo
de trabalho e das funções; essas implicações têm afetado a saúde do professor
universitário de forma violenta. Nesse sentido, busca-se aliar o conteúdo desta
dissertação de mestrado aos estudos já existentes, demonstrando o contexto das
relações de trabalho dos sujeitos pesquisados, os docentes da UFMT. O Intuito e
que, esse trabalho possa contribuir com esses profissionais na discussão de
políticas públicas voltadas a realidade institucional e como importante reflexão a
respeito da profissão.

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O CUSTEIO DA PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR DO ESTADO DE MATO GROSSO E AS DISPUTAS PELOS FUNDOS PÚBLICOS

Autor: NELSON CORRÊA VIANA

Categoria(s): 2014

Palavra(s)-chave: Proteção Social, Estado, Neoliberalismo, Direitos Sociais, Burocracia

Este trabalho discute o custeio da previdência dos servidores do estado de Mato Grosso e analisa a sua condição de risco como materialidade de direito social no contexto da proteção social como política. Analisamos o Estado como garantidor da proteção na condição de regulador, característica em que o posiciona no contexto do neoliberalismo que tem como expressão própria mais mercado e menos Estado, com isso a seguridade social está em constantes tensionamentos desafiadores para a manutenção de direitos já conquistados. A luta não tem sido por mais direitos, mas para não perder os já existentes. Nesse sentido, a pesquisa tem natureza qualitativa com informações quantitativas, se caracterizando como um trabalho de cunho exploratório em que se adotam determinados pressupostos e por eles se orientam como provável e provisória resposta ao problema. Tem o mesmo sentido da hipótese, porém sem a característica de, como hipótese, no seu exato significado, ser submetida à verificação para ser comprovada, como nas ciências naturais, uma vez que estamos tratando de fenômenos sociais não reproduzíveis em laboratório, pois o objeto é um produto histórico. O método adotado é o crítico dialético que proporciona questionar a realidade a partir das suas determinações não se contentando com análises lineares que apenas descrevem o objeto sem relacioná-lo com as condições objetivas em que se materializa, portanto, trata-se de uma constante busca da essência da práxis. O resultado encontrado previamente explicita um  provável efeito tesoura que pode ser indicativo de risco de custeio da previdência de acordo com os pressupostos delineados. Os dados são provisórios necessitando de contrastação e ajustes quanto aos valores correntes e constantes. Os números representam um esforço de síntese desse plano dialético, mas não significam “a verdade” inconteste, pois eles mesmos ao serem disputados poderiam ser outros números que não estes localizados nos diversos relatórios dos órgãos de controle burocrático que, de certo modo, apenas legitimam o poder político que se atualiza, com as suas convenções como a contabilidade, por exemplo, que ultimamente tem sido objeto de discussão como “contabilidade criativa”. Concluímos que num Estado regulado pelas políticas neoliberais os espaços orçamentários reivindicados pelo social têm menor expressão em relação aos aspectos financeiros nas disputas dos fundos públicos. Pelas expressões da Política, seus interesses específicos são regulados pelas instituições estatais sob orientação de agências multilaterais. Essa é uma das razões das alterações ensaiadas a partir da Constituição de 1988 nos fundamentos da Previdência do servidor público, cujos pretensos privilégios implícitos de classe estão sendo transferidos para o mercado, na medida do possível.

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O DOCENTE E AS RELAÇÕES DE TRABALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: “SOFRIMENTO E VIOLÊNCIA”

Autor: PAULA ADRIANA LIMA DE MATOS FREITAS

Categoria(s): 2016

Palavra(s)-chave: Neoliberalismo, Trabalho Docente, Relações de trabalho, Saúde, Violência

Esta dissertação de mestrado objetiva conhecer a realidade dos docentes e as suas relações de trabalho na Universidade Federal de Mato Grosso, a partir dos conflitos existentes no local de trabalho. Visando apresentar o objeto de estudo, com base na literatura estudada, abordamos a questão da violência e do adoecimento que tem acometido esses profissionais. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, em virtude do caráter exploratório, com o objetivo de dar mais autonomia ao indivíduo e compreender os valores e atitudes dos sujeitos de pesquisa. O instrumental técnico escolhido foi à entrevista, semi–estruturada, combinando perguntas abertas e fechadas. As categorias de análise foram: trabalho docente, relações de trabalho, saúde, neoliberalismo e violência. Elegeu-se a questão do assédio moral na seção a respeito da violência, visto que, é uma agressão psicológica muito presente no ambiente laboral. Pode-se inclusive inferir que, essa forma abusiva de poder tem se destacado nas relações profissionais, mediante os depoimentos dos entrevistados. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com vistas a atender as finalidades propostas. Os sujeitos da pesquisa são os docentes da UFMT, escolhidos através dos critérios definidos com antecedência e expostos na Introdução. Entende-se que, o docente na atual sociedade neoliberal está imerso na reestruturação produtiva, a qual está baseada no aumento da produtividade, eficiência, qualidade, novas formas de tecnologia e de gestão, e essas novas maneiras de relações gerenciais se dão por intermédio das inovações tecnológicas. Sendo assim, faz-se necessário pontuar que, são grandes os desafios para a classe trabalhadora na totalidade, incluindo o docente. Sabe-se que essa categoria tem sofrido as consequências da precarização, que prevê (demissões, terceirizações, privatizações, perda de direitos sociais e trabalhistas) e também o aumento do ritmo de trabalho e das funções; essas implicações têm afetado a saúde do professor universitário de forma violenta. Nesse sentido, busca-se aliar o conteúdo desta dissertação de mestrado aos estudos já existentes, demonstrando o contexto das relações de trabalho dos sujeitos pesquisados, os docentes da UFMT. O Intuito e que, esse trabalho possa contribuir com esses profissionais na discussão de políticas públicas voltadas a realidade institucional e como importante reflexão a respeito da profissão.

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A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA COSTA RICA

Autor: MARIANGEL SÁNCHEZ ALVARADO

Categoria(s): 2018

Palavra(s)-chave: Pluralismo de bem-estar, Estado, Neoliberalismo, Responsabilidade Social

O presente trabalho apresenta os elementos históricos e contextuais que possibilitam compreender a Responsabilidade Social na Costa Rica a partir de uma análise crítica. A abordagem se pautou no método histórico dialético, que parte da totalidade para entender o objeto além de seu sentido endógeno. No caminho para a realização da pesquisa, se elaborou revisão bibliográfica e documental, assim como também entrevistas com roteiro semiestruturado para empresas e profissionais na Costa Rica. Inicialmente se partiu da contrarreforma do Estado nos anos oitenta a partir das necessidades do modo de produção capitalista para sua reprodução e como isto foi se implantando nos governos de América Latina. Posteriormente, se fez uma caracterização das iniciativas de Responsabilidade Social no mundo e na América Latina com o intuito de compreender sua estruturação e configuração articulado às condições históricas que deram origem a esta. Neste sentido, buscou-se ressaltar as particularidades de cada país no que se refere à influência dos Organismos Internacionais, que buscaram padronizar as ações de Responsabilidade Social. Nesta mesma linha, se analisou especificamente o caso da Costa Rica, partindo das suas características econômicas, políticas e sociais, dando destaque a conjuntura que possibilitou o surgimento e desenvolvimento da Responsabilidade Social nas suas diferentes fases. A Responsabilidade Social é entendida, como um dos fatores que potencializa a hegemonia burguesa e que é uma estratégia de rearticulação das ações empresariais e de um novo consenso burguês, de corte político-ideológico e fundamentalmente econômico, é, sem dúvida alguma, uma estratégia que potencializa a valorização do capital, por isto, não pode ser concebida como uma forma de melhorar a eficiência do Estado por meio de responsabilidades compartilhadas, como preconizam os autores que defendem o pluralismo de bem-estar no qual o poder se encontra distribuído entre uma pluralidade de interesses e o governo se constitui no intermediário, no árbitro imparcial. Entende-se que a Responsabilidade Social vai além desse discurso utilizado pela maioria das empresas e Organizações Internacionais. Conforme o analise realizada e os resultados obtidos, pode se constatar que na Costa Rica apesar da existência de uma Política Nacional de Responsabilidade Social que envolve as empresas privadas, o Estado e as organizações da sociedade civil, ainda tem debilidades no que se refere a sua articulação o que tem dificultado a sua materialização.

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A MIDIA E A CONSTRUÇÃO DO MEDO SOCIAL: um estudo da imprensa em Cuiabá

Autor: MARIA DE FÁTIMA PEREIRA LESSA

Categoria(s): 2017

Palavra(s)-chave: Neoliberalismo, Mídia regional, Notícia, Medo social, Cuiabá-MT

Este estudo pretende contribuir na reflexão sobre o papel da notícia negativa/sensacionalista veiculada na mídia local na construção do medo social. A proposta é lidar com o jornalismo em suas várias facetas, com formas, métodos e objetivos bem distintos entre si, de acordo com os propósitos de quem produz e do público a que se destina. Nossa base central de reflexão será a mídia local comercial impressa. Para sua realização, referências analíticas foram buscadas em autores marxistas sobre a relação imprensa e o pensamento burguês. Essa pesquisa se definiu como documental, para tanto escolhemos como fontes dois jornais de circulação diária, A Gazeta e o Diário de Cuiabá, demarcando como período de estudo o ano de 2016. Para a análise das notícias, foi utilizado o método histórico-dialético. Não é um texto exaustivo sobre a teoria do jornalismo e tampouco sobre o medo, uma vez que a pretensão foi sublinhar alguns aspectos que nos forneceram elementos para a formulação dos objetivos e variáveis que possibilitaram avaliar se as notícias veiculadas na mídia local colaboram na construção do medo social.

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