O princípio da Pós-graduação na UFMT data de 1996, com a criação do curso de Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade na Instituição. Com o passar dos anos, a implementação de novos Programas na Universidade se complexificam e novas demandas passaram a ser exigidas para a manutenção e avanço dos PPGs no mundo científico. Neste tocante, se apresenta insuficiente a somente a boa atuação e a contrapartida de resultados às comunidades regionais, locais e nacionais. É questão crucial provar sua magnitude, com o despertar do interesse e do reconhecimento de outras nações quanto às publicações nacionais, principalmente para as de alto status, que figuram como avaliadoras das melhores produções acadêmicas e científicas mundiais, nas diversas áreas do saber. Este contexto de atendimento a padrões internacionais de excelência na promoção do conhecimento, está intrínseco à inserção nacional no desenvolvimento econômico e tecnológico global. Portanto, o país deve se mostrar capaz de produzir conhecimento útil em escala global, se deseja não ser relegado às sobras tecnológicas e econômicas internacionais, como também de articulação diplomática na transmissão de conhecimento gerado e da oferta de educação de qualidade também a estudantes estrangeiros. Posto isto, este estudo revela o grau de internacionalização do conhecimento em Pós-graduação na Universidade Federal de Mato Grosso, no que concerne ao ingresso regular de estudantes internacionais em cursos de Mestrado e Doutorado da referida Instituição de Ensino Superior, até o segundo semestre de 2019. Para tanto, trazemos um arcabouço teórico, sobre a Educação no Brasil e no Mundo; a relação da UFMT e as Redes de Cooperação Internacional de que é membro; os requisitos de ingresso em PPGs; o diagnóstico do ingresso de estudantes estrangeiros na citada Universidade, revelando adicionalmente, o perfil dos estudantes internacionais que nela figuram como mestrandos e doutorandos.