ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFMT – CÂMPUS RONDONÓPOLIS: Imposições da Pandemia à frágil política de permanência

Autor: DILMA FERREIRA LEITE SILVA

Categoria(s): 2023

Palavra(s)-chave: Educação Tecnológica. Assistência Estudantil. Permanência.

Esta dissertação tem como objetivo analisar as estratégias/ações institucionais da Assistência
Estudantil do IFMT, do Câmpus de Rondonópolis, voltadas para a garantia da permanência dos
estudantes durante a Pandemia de Covid-19, no período de 2020 a 2021.O interesse por este
estudo foi determinado pelas inquietações resultantes da experiência profissional, vivenciada
junto à Política de Assistência Estudantil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que
não exclui a recorrência aos dados quantitativos. Para concretizá-lo se recorreu, inicialmente,
ao levantamento bibliográfico e documental e, em um segundo momento, a aplicação de
questionários aplicados através da plataforma do google forms, na qual foi disponibilizado o
link, via e-mail, aos estudantes beneficiários dos auxílios estudantis de permanência do Ensino
Médio Integrado do IFMT Câmpus Rondonópolis. Assim, esta dissertação foi estruturada em
três seções: 1) Educação Profissional e Tecnológica no Brasil; 2) Assistência estudantil na Rede
federal; e 3) Desafios da Assistência Estudantil em tempo de pandemia. Partiu-se do
entendimento de que a Assistência Estudantil tem desempenhado um papel relevante no
enfrentamento das desigualdades educacionais, visando contribuir para a permanência dos
estudantes e objetivando a prevenção da evasão escolar. A conclusão a que se chegou, com o
presente estudo, é que apesar dos desafios postos pela conjuntura da crise sanitária, as

estratégias e ações realizadas pelo IFMT, Câmpus Rondonópolis, durante a pandemia de Covid-
19, contribuíram para a permanência dos estudantes nos cursos.

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