Professoras/es Doutoras/es do quadro permanente

Alair Suzeti Silveira
Doutorado em Integração da América Latina – USP – 2015 | Currículo Lattes
Graduada em Ciências Sociais pela UNISINOS (1987), Mestre em Sociologia Política UFSC (1996) e Doutora em Integração da América Latina pela USP (2015). É professora efetiva da UFMT desde 2004 e pesquisadora do MERQO/CNPq. Atua na área de Ciência Política, principalmente nos seguintes temas: Estado, Governo, Democracia, Partidos Políticos, América Latina, Sindicato e Mundo Trabalho.

Betina Ahlert
Doutora em Serviço Social – PUC/RS – 2017 | Currículo Lattes
Assistente Social, Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS), e em Serviço Social e Competências Profissionais pela Universidade de Brasília (UNB), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Mestre e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Integra a coordenação do Grupo Temático de Pesquisa “Questão agrária, urbana, ambiental e Serviço Social” da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Tem experiência em Serviço Social, com especialidade nas áreas de Questão Urbana, direito à moradia e Políticas Sociais.

Bruna Andrade Irineu
Doutora em Serviço Social – UFRJ – 2016 | Currículo Lattes
Professora Associada I no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – UFMT. Junior Faculty Visiting Scholar Fulbright 2023/2024 na The City University of New York (CUNY). É Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ-2 do CNPq. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS/ICHS/UFMT) entre 2019 a 2021. Atuou como Professora no Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre 2009 e 2018. É bacharel em Serviço Social pela UFMT (2006), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2009), Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2016), onde também concluiu Estágio Pós-Doutoral (2023) com bolsa de Pós-Doc Jr do CNPq. Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) pela região Norte entre 2017 e 2018; e Presidente da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura (ABEH) entre 2019 e 2021, Conselheira Consultiva e Fiscal entre 2021 e 2023 e Secretária Executiva entre 2024 e 2025. Integrou o Corpo Editorial da Revista Temporalis (ABEPSS) entre 2020 e 2021. É fundadora da REBEH – Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, onde compõe o Corpo Editorial Chefe desde 2018. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Relações de Gênero (NUEPOM/UFMT). É pesquisadora do Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPlus/UFMT). Tem interesse nos seguintes temas: serviço social, políticas sociais, movimentos sociais, gênero, sexualidade, feminismos, tecnopolíticas, educação, saúde coletiva, memória, participação social, democracia, direitos humanos e América Latina.

Erivã Garcia Velasco
Doutora em Políticas Públicas – UFMA – 2007 | Currículo Lattes
Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde 1994, com mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (2001). Doutora em Políticas Públicas (2007) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com pesquisa realizada sobre qualificação profissional de jovens em Mato Grosso e o processo de ideologização. Vinculada ao ensino de graduação em Serviço Social e de pós-graduação em Política Social-Mestrado (PPGPS/UFMT). Tem como área de pesquisa as políticas públicas e sociais, sobretudo sua constituição contemporânea e rebatimentos sobre a garantia e ampliação de direitos, as implicações na vida coletiva e de distintos sujeitos sociais, com enfoque sobre os temas: fundamentos da política social; política de assistência social; políticas e programas educacionais; direitos da infância, adolescência e juventudes; estudos avaliativos de políticas públicas e sociais. Foi Vice-Presidente da ABEPSS-Regional Centro-Oeste (Gestão 2001-2002) e Conselheira do CFESS (Gestões 2008-2011 e 2011-2014). Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Serviço Social, Coordenadora do PPPG em Política Social (2010-2011), Pró-reitora de Assistência Estudantil da UFMT (Gestão 2016-2020) e integrou a Coordenação Regional Centro-Oeste do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (FONAPRACE), 2019-2020. Chefe do Departamento de Serviço Social/UFMT-Gestão 2021-2023. Em Estágio Pós-Doutoral no PPG em Educação/UFMT, outubro de 2023 a outubro de 2024.

Eva Emilia Freire do Nascimento Azevedo (Colaboradora)
Doutora em Educação – UFMT – 2020 | Currículo Lattes
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (2003 e 2007 respectivamente). Foi professora no Instituto de Ensino Superior do Acre (IESACRE). Atualmente é Professora Adjunto I no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFMT. Foi professora no Instituto de Ensino Superior do Acre (IESACRE). Tem se dedicado a estudar e pesquisar as temáticas que envolvem: Trabalho e Educação; Produção Associada; Soberania Alimentar; Agroecologia e Questão Agrária. E-mail: eva.azevedo@ufmt.br

Geruza Silva de Oliveira Vieira
Doutora em Sociologia – UFG – 2014 | Currículo Lattes
Professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso/Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Campus universitário do Araguaia. Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião/Escola de Formação de Professores e Humanidades – PUC/Goiás. Graduada em Ciências Sociais. Mestre e Doutora em Sociologia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Política Social (Mestrado) – PPGPS/UFMT e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPS/UFMT). Possui ênfase em pesquisas relacionadas a Sociologia Clássica, Sociologia Urbana, pesquisas sobre Religião e Suicídio, Trabalho, Sociologia da Educação e Sociologia do Trabalho, Políticas Públicas, Políticas Sociais, Violência Doméstica, Questão Social, Fenômenos Sociais emergentes. Atuou ministrando aulas no Ensino a Distancia – EaD em Graduações de Ensino Superior e EaD em curso de Administração Pública UFMT. Experiência com Avaliação Institucional/CPA. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas/UFMT e grupo de Pesquisa Trabalho e Sociabilidade e sobre América Latina. Atuou como coordenadora em Projeto de Extensão na UFMT/ICHS/CUA intitulado Educação, Violência, Trabalho e Cidades. Coordena atualmente projetos de pesquisa com temática sobre Trabalho, Religião e Suicídio e Evasão no ensino superior de estudantes na UFMT. É orientadora de trabalhos de cursos, de iniciação científica pelo PIBIC e na graduação do curso de Letras e Direito do ICHS campus universitário do Araguaia, orientadora de dissertações e teses no programa de pós-graduação em Política Social (Mestrado e doutorado) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (mestrado). É representante atual no CONSEPE do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do campus universitário do Araguaia. É membro do NDE, do curso de Direito no Instituto de Ciências Humanas e Sociais do campus universitário do Araguaia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4196-9235 E-mail: geruza.vieira@ufmt.br

Gislayne Cristina Figueiredo
Doutora em Psicologia – USP – 2009 | Currículo Lattes
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo – FFCLRP (2009). É professora adjunta de psicologia social comunitária do curso de psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso e do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais (PPG-PS) da UFMT, e vice-líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Social Comunitária. Possui experiência técnica e acadêmica na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, políticas públicas, exclusão social e movimentos sociais.

Imar Domingos Queiróz
Doutora em Sociologia Política – UFSC – 2007 | Currículo Lattes
Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990). Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFMT). Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS/UFMT, por dois mandatos (2009-2013 e 2013-2017) e Chefe do Departamento de Serviço Social no período de 2019-2021. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando especialmente nas seguintes temáticas: movimentos sociais, democracia, controle social, direitos humanos e sistema prisional. Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Irenilda Ângela dos Santos (Colaboradora)
Doutora em Desenvolvimento Sustentável – UnB – 2004 | Currículo Lattes
Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS- Unb em 2004, mestra em Serviço Social pela PUC Rio em 1992, especialização em Psicologia Social pela USP , em 1997 ,graduada em Serviço Social, pela UFMT em 1987.É professora da UFMT desde 1989 ,com experiencia com os seguintes objetos de estudo: Genero, Politicas sociais, Pobreza, trabalho, violência domestica, Questão Agrária ,agroecologia , sustentabilidade socioambiental.

Ivna de Oliveira Nunes
Doutora em Política Social – UnB – 2022 | Currículo Lattes
Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) no ano de 2009. Especialista em Serviço Social,Políticas Públicas, Direitos Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará em 2013. Docente do Curso de Serviço Social na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorado no Programa de Pós Graduação em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Estudos voltados às áreas de trabalho, gênero, migração e trabalho.

Izabel Cristina Dias Lira
Doutora em Serviço Social – PUC/SP – 2003 | Currículo Lattes
Realizei o mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Atualmente sou professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Tenho experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Trabalho e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, serviço social, trabalho e formação profissional. Sou líder do grupo de pesquisa Trabalho e Sociabilidade, que está vinculado atualmente a Rede de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho do Assistente Social (RETAS).

Janaina Carvalho Barros
Doutora em Serviço Social – ESS/UFRJ – 2011 | Currículo Lattes
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Serviço Social e Politica Social pela Escola de Serviço Social -UFRJ (2011). Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social, políticas públicas, Gerontologia e ética.

Josiley Carrijo Rafael
Doutor em Serviço Social – UFRJ – 2018 | Currículo Lattes
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Mestrado em Educação pela mesma Universidade; Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com experiência de ensino nos temas: Pesquisa Social; Formação Social do Brasil; Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos; Questão Social; Ética; Direitos Humanos e Supervisão Acadêmica de Estágio. Atuou e atua em pesquisas e extensões que envolvem as temáticas relacionadas à: Infância e Juventude; Meios de Comunicação/Plataformas/Redes Sociais e suas relações e atravessamentos com o mundo do trabalho; Formação e Exercício Profissional; Ontologia do Ser Social; Teorias de Estado; Liberalismos; Democracia; Concepções de Liberdade. Professor Associado da UFMT, credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social – Mestrado e Doutorado, integrante do Departamento de Serviço Social do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). Coordenou e atuou como tutor em Grupos Temáticos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na Edição PET Interprofissionalidade (GT Gestão e Controle Social, 2019-2020), e, na Edição PET Gestão e Assistência (GT Saúde e uso das TICs, 2022-2023). Foi Vice Presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS 2019-2020 – Região Centro Oeste), Coordenador Regional de Graduação (Centro Oeste), na gestão “Aqui se respira luta!” (2021-2022). Atua na Comissão de Formação e Direitos Humanos do CRESS 20 Região. Parecerista de revistas na área das ciências sociais aplicadas. Chefe do Departamento de Serviço Social da UFMT (2024-2026).

Leana Oliveira Freitas (Coordenadora)
Doutora em Políticas Públicas – UFMA – 2008 | Currículo Lattes
Professora Associada IV do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso. É Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ-2 do CNPq. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983). Mestra em Política Social pela Universidade de Brasília – UnB (2001); Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2007) e Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/PPGSS/ESS, da Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Política Social, Direitos Sociais e Serviço Social. Foi coordenadora de Assistência Estudantil Pró-Reitoria de Assistência Estudantil UFMT (2010-2014). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social (2015-2017); (2017- 2019); (2023-2025). Presidenta do Conselho Regional de Serviço Social de Mato Grosso CRESS 20 Região (2023-2026). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Política Social, atuando no ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Seguridade Social com centralidade na Política de Assistência Social e suas interfaces; Desigualdade Social; Pobreza; e Política de Educação. No PPGPS atua na linha de pesquisa Política Social e Direitos Sociais.

Lélica Elis Pereira de Lacerda
Doutora em Serviço Social – UFSC – 2017 | Currículo Lattes
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Militante sindical, feminista e antirracista. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e dez anos de exercício profissional enquanto assistente social. Fez mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso, no departamento de Serviço Social e da Pós-Graduação em Políticas Sociais da UFMT. Atua principalmente nos seguintes temas: serviço social, exercício profissional, ontologia do ser social, trabalho e questão social na América Latina.

Marluce Aparecida Souza e Silva
Doutora em Política Social – UnB – 2008 | Currículo Lattes
Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Uberlândia (2003), graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), com mestrado em Política Social (2001) e doutorado em Política Social (2008) pela Universidade de Brasília. Atualmente está Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (2024-2028), é professora no Curso de Graduação em Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) na Universidade Federal de Mato Grosso, Esteve por dois mandados como Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), campus Cuiabá. É membro do Colegiado de Curso do Mestrado e do Colegiado de Departamento de Serviço Social. É editora-responsável pela Revista Direitos, Trabalho e Política Social (RDTPS). Pesquisadora nas temáticas de: Direitos do Trabalho, Seguridade Social, Dívida Pública, Orçamento e financiamento de Políticas Sociais.

Pablo Cardozo Rocon
Doutor em Educação – UFES – 2020 | Currículo Lattes
Professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Programa de Pós-Graduação em Política Social do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFMT.Doutorado em Saúde Pública [Linha: Saúde Urbana] em andamento no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Educação [Linha: Educação, Formação Humana e Políticas Públicas], Mestre em Saúde Coletiva [Área: Política e Gestão em Saúde], pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).Experiência de atuação nos temas: Gênero e sexualidade, Saúde do Trabalhador, Ambiente e Saúde, Saúde Urbana. Trabalha com abordagens qualitativas e quantitativas.

Paulo Wescley Maia Pinheiro
Doutor em Política Social – UnB – 2022 | Currículo Lattes
Docente do Departamento de Serviço Social, professor colaborador do Programa de Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso com ênfase em Atenção Cardiovascular. Coordenador do Projeto Cena Livre – Teatro e Questão Social. Presidente da Associação de Maracatu Buriti Nagô. Doutor em Política Social- UnB (2022), graduado em Serviço Social (2011) e mestre em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (2013) pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, unidade exploração-opressão e ontologia do ser social; Arte-educação, educação popular e teatro do oprimido. Determinação social da saúde e questão ambiental. Vencedor do Prêmio CAPES de Tese 2023. Pai de uma menina de sete anos.

Ruteléia Cândida de Souza Silva
Doutora em Política Social – UFES – 2018 | Currículo Lattes
Doutora e Mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS/UFMT) e docente do Departamento de Serviço Social. Membro do grupo de pesquisa Trabalho e Sociabilidade e Pós-Doutoranda do Programa Institucional de Pós-Doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPD-UFRJ) junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, desenvolvendo atividades de pesquisa relativas ao Projeto intitulado “A nova direita na América Latina: redes sociais e estratégias de comunicação”, sob a supervisão da Profa. Dra. Fátima da Silva Grave Ortiz. Áreas temáticas de interesse: trabalho, pobreza, desigualdade e aparelhos de ação política e ideológica na América Latina; democracia e geopolítica latino-americana; bioeconomia, biodiversidade e biotecnologia; sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance).

Tânia Maria Santana dos Santos
Doutora em Serviço Social – PUC/SP – 2008 | Currículo Lattes
Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT(2023). Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008).Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1995. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais. Atualmente tem se dedicado mais a questão da Formação e atuação profissional do(a) Assistente Social.