Professoras/es Doutoras/es do quadro permanente
Alair Suzeti Silveira
Doutorado em Integração da América Latina – USP – 2015 | Currículo Lattes
Possui graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de poder, democracia, partidos políticos, estado e governo. (Texto informado pelo autor)
Betina Ahlert
Doutora em Serviço Social – PUC/RS – 2017 | Currículo Lattes
Assistente Social, Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso com ênfase cardiovascular (PRIMSCAV/UFMT) e do Programa de Pós-graduação em Política Social (UFMT). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS), e em Serviço Social e Competências Profissionais pela Universidade de Brasília (UNB), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Mestre e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Tem experiência em Serviço Social, com especialidade nas áreas de Saúde Mental Coletiva, Políticas Sociais e Direito à Cidade. (Texto informado pelo autor)
Bruna Andrade Irineu (Vice-Coordenadora)
Doutora em Serviço Social – UFRJ – 2016 | Currículo Lattes
Professora Adjunto IV no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Junior Faculty Visiting Scholar Fulbright 2023/2024 na The City University of New York (CUNY). É Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ-2 do CNPq. Foi Bolsista de Pós-Doutorado Jr. do CNPq com supervisão vinculada ao PPG de Serviço Social/UFRJ. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS/ICHS/UFMT) entre 07/19 a 07/21. Atuou como Professora no Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT) entre 07/2009 e 04/2018. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (2006), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2009) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2016). Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) pela região Norte entre 01/2017 e 12/2018 e Presidente da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH) entre 01/2019 e 05/2021. Integrou o Corpo Editorial da Revista Temporalis (ABEPSS) entre 2020 e 2021. É fundadora da REBEH – Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, onde compõe o Corpo Editorial Chefe desde 2018. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Relações de Gênero (NUEPOM/UFMT). É pesquisadora do Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPlus/UFMT). Tem interesse nos seguintes temas: serviço social, políticas sociais, movimentos sociais, gênero, sexualidade, feminismos, educação, saúde coletiva, memória, participação social, democracia, direitos humanos e América Latina.
Erivã Garcia Velasco
Doutora em Políticas Públicas – UFMA – 2007 | Currículo Lattes
Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde 1994, com mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (2001). Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com pesquisa realizada sobre qualificação profissional de jovens em Mato Grosso e o processo de ideologização. Vinculada ao ensino de graduação e à pós-graduação em Política Social-Mestrado (PPGPS/UFMT). A área de interesse contempla estudos e análises de políticas públicas e sociais, sobretudo sua constituição contemporânea e rebatimentos sobre a garantia e ampliação de direitos, as implicações na vida coletiva e de distintos sujeitos sociais, com interesse sobre os temas: fundamentos da politica social , direitos e políticas para a infância, adolescência e para as juventudes; políticas educacionais; avaliação de políticas públicas e sociais. Foi Vice-Presidente da ABEPSS-Regional Centro-Oeste (Gestão 2001-2002) e Conselheira do CFESS (Gestões 2008-2011 e 2011-2014). Chefe do Departamento de Serviço Social/UFMT-Gestão 2021-2023. (Texto informado pelo autor)
Eva Emilia Freire do Nascimento Azevedo (Colaboradora)
Doutora em Educação – UFMT – 2020 | Currículo Lattes
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (2003 e 2007 respectivamente). Foi professora no Instituto de Ensino Superior do Acre (IESACRE). Atualmente é professora do curso de Serviço Social na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Tem experiência de ensino nas áreas de Pesquisa em Serviço Social; Infância, Adolescência, Juventude e Políticas Sociais; Família na contemporaneidade e Relações Sociais, Supervisão de Estágio e Seminário de Trabalho de Curso. Integra o Grupo Trabalho e Sociabilidade (PPGPS- UFMT). Tem se dedicado a estudar e pesquisar as temáticas que envolvem: Juventudes; Juventude Camponesa; Trabalho e Educação; Produção Associada e Questão Agrária. E-mail: eva.azevedo@ppgpsufmt.com.br (Texto informado pelo autor)
Geruza Silva de Oliveira Vieira
Doutora em Sociologia – UFG – 2014 | Currículo Lattes
Professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso/Departamento de Sociologia e Ciência Política/Instituto de Ciências Humanas e Sociais.Doutora em Sociologia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Política Social (Mestrado) – PPGPS/UFMT. Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Possui ênfase em pesquisas relacionadas a sociologia clássica, sociologia urbana, pesquisas sobre religião e suicídio, trabalho, sociologia da educação e sociologia do trabalho. Atua ministrando aulas no Ensino a Distancia – EaD em Graduações de Ensino Superior e EaD em curso de Administração Pública; atua em aulas de curso de Especialização relacionados à Gestão Estratégica/Resultados e Gestão de Pessoas. Atuou como coordenadora de Comissão Própria de Avaliação – CPA nas Faculdades Evangélicas/GO; experiência com Avaliação Institucional/CPA. Atualmente integra a Escola de Formação de Professores e Humanidades no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião nível Pós Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas/UFMT, no grupo de Pesquisa Memória Social e Subjetividade/CNPQ/PUC Goiás, grupo de Pesquisa Trabalho e Sociabilidade e sobre América Latina. É orientadora de trabalhos de curso no curso de graduação em Ciências Sociais/UFMT, de iniciação científica pelo PIBIC/CNPq e no programa de pós-graduação em Política Social, está na vice presidência da CPA/UFMT. (Texto informado pelo autor)
Gislayne Cristina Figueiredo
Doutora em Psicologia – USP – 2009 | Currículo Lattes
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo – FFCLRP (2009). É professora adjunta de psicologia social comunitária do curso de psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso, do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais (PPG-PS) da UFMT, e vice-líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Social Comunitária. Possui experiência técnica e acadêmica na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, políticas públicas, exclusão social e movimentos sociais.
Imar Domingos Queiróz
Doutora em Sociologia Política – UFSC – 2007 | Currículo Lattes
Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990). Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFMT). Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS/UFMT, por dois mandatos (2009-2013 e 2013-2017) e Chefe do Departamento de Serviço Social no período de 2019-2021. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando especialmente nas seguintes áreas e temáticas: movimentos sociais, democracia, conselhos de políticas públicas e direitos humanos. Encontra-se em Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, da Universidade Federal de Santa Catarina sob supervisão da Profa Maria Del Carmen Cortizo. (Texto informado pelo autor)
Irenilda Ângela dos Santos (Colaboradora)
Doutora em Desenvolvimento Sustentável – UnB – 2004 | Currículo Lattes
Graduação em Serviço Social pela UFMT (universidade Federal de Mato Grosso) (1987), Mestrado em Serviço Social pela PUC Rio( Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) (1992), especialização em Psicologia Social, pela USP ( universidade de Sao Paulo(1997). Doutorado pela UnB( Universidade de Brasilia (2004). É professora associada da UFMT ( Universidade Federal de Mato Grosso, concursada desde 1989.Tem experiencia com os seguintes objetos de estudo: gênero e cidadania , violência, politicas sociais em áreas diversas, participação social, politicas sócio ambientais e agricultura familiar. (Texto informado pelo autor)
Ivna de Oliveira Nunes
Doutora em Política Social – UnB – 2022 | Currículo Lattes
Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) no ano de 2009. Especialista em Serviço Social,Políticas Públicas, Direitos Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará em 2013. Docente do Curso de Serviço Social na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorado no Programa de Pós Graduação em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Estudos voltados às áreas de trabalho, gênero, migração e trabalho.
Izabel Cristina Dias Lira
Doutora em Serviço Social – PUC/SP – 2003 | Currículo Lattes
Realizei o mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Atualmente sou professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Tenho experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Trabalho e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, serviço social, trabalho e formação profissional. Sou líder do grupo de pesquisa Trabalho e Sociabilidade, que está vinculado atualmente a Rede de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho do Assistente Social (RETAS). (Texto informado pelo autor)
Janaina Carvalho Barros
Doutora em Serviço Social – ESS/UFRJ – 2011 | Currículo Lattes
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Serviço Social e Politica Social pela Escola de Serviço Social -UFRJ (2011). Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social, políticas públicas, Gerontologia e ética. (Texto informado pelo autor)
Josiley Carrijo Rafael
Doutor em Serviço Social – UFRJ – 2018 | Currículo Lattes
Graduado em Serviço Social e Mestre em Educação pela UFMT. Doutor em Serviço Social pela UFRJ. Atualmente desenvolve pesquisa pós-doutoral pela UFRJ e UFMT. Os interesses de ensino, pesquisa e extensão estão relacionados aos temas: Trabalho; Questão Social e suas expressões econômicas e políticas; Comunicação e redes sociais; Estudos sobre liberdade e suas concepções teórico-politicas; Formação e Trabalho Profissional; Ontologia e o debate sobre os fundamentos do Serviço Social.
Leana Oliveira Freitas (Coordenadora)
Doutora em Políticas Públicas – UFMA – 2008 | Currículo Lattes
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983), Mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (2001) e Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso – Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Política Social. Foi coordenadora de Assistência Estudantil – Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – UFMT 2010-2014. No Programa de Pós-Graduação em Política Social (Mestrado) foi coordenadora por 04 anos (2015-2017 e 2017-2019). Foi Coordenadora de Ensino de Graduação em Serviço Social da mesma universidade no período de 2019-2021. Tem experiência na área de Serviço Social com ênfase em Política Social, atuando no ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Seguridade Social com centralidade na Política de Assistência Social, Desigualdade Social, Pobreza, Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais e, mais recentemente, Políticas de Cotas , Ações Afirmativas e Assistência Estudantil no Ensino Superior. Encontra-se em Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/PPGSS/ESS da Universidade Federal do Rio de Janeiro sob a supervisão da Profª Ivanete Boschetti. (Texto informado pelo autor)
Lélica Elis Pereira de Lacerda
Doutora em Serviço Social – UFSC – 2017 | Currículo Lattes
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e dez anos de exercício profissional enquanto assistente social. Fez mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso, no departamento de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, exercício profissional, ontologia do ser social, trabalho e questão social na América Latina. (Texto informado pelo autor)
Marluce Aparecida Souza e Silva
Doutora em Política Social – UnB – 2008 | Currículo Lattes
Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Uberlândia (2003), graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), mestrado em Política Social (2001) e doutorado em Política Social (2008) pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora no Curso de Graduação em Serviço Social e no mestrado em Política Social na Universidade Federal de Mato Grosso, Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, membro do Colegiado de Curso do Mestrado e do Colegiado de Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora nas temáticas de: Direitos do Trabalho, Seguridade Social, Dívida Pública e Financiamento de Políticas Sociais. (Texto informado pelo autor)
Pablo Cardozo Rocon
Doutor em Educação – UFES – 2020 | Currículo Lattes
Professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor em Educação [Linha: Educação, Formação Humana e Políticas Públicas], Mestre em Saúde Coletiva [Área: Política e Gestão em Saúde], pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorado em Saúde Pública [Linha: Saúde Urbana] em andamento no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais.Autor do Livro “Clínica (Trans)sexualiza(dor)a. Processos formativos de trabalhadores da saúde”, e co-organizador do livro “Dez anos da Política Nacional de Saúde Integral LGBT: análises e perspectivas interseccionais e transdisciplinares para a formação e o trabalho em saúde” com o Dr. Marcos José Oliveira Duarte.
Paulo Wescley Maia Pinheiro
Doutor em Política Social – UnB – 2022 | Currículo Lattes
Docente do Departamento de Serviço Social e professor colaborador do Programa de Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso com ênfase em Atenção Cardiovascular. Coordenador do Projeto Cena Livre – Teatro e Questão Social. Presidente da Associação de Maracatu Buriti Nagô.Doutor em Política Social- UnB (2022), graduado em Serviço Social (2011) e mestre em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (2013) pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, unidade exploração-opressão e ontologia do ser social; Arteducação, educação popular e teatro do oprimido. Determinação social da saúde e questão ambiental. Pai de uma menina de seis anos.
Ruteléia Cândida de Souza Silva
Doutora em Política Social – UFES – 2018 | Currículo Lattes
Doutora e Mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS/UFMT) e docente do Departamento de Serviço Social. Membro do grupo de pesquisa Trabalho e Sociabilidade e Pós-Doutoranda do Programa Institucional de Pós-Doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPD-UFRJ) junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, desenvolvendo atividades de pesquisa relativas ao Projeto intitulado “A nova direita na América Latina: redes sociais e estratégias de comunicação”, sob a supervisão da Profa. Dra. Fátima da Silva Grave Ortiz, desde 11/2012. Áreas temáticas de interesse: trabalho, pobreza, desigualdade e aparelhos de ação política e ideológica na América Latina; democracia e geopolítica latino-americana. (Texto informado pelo autor)
Tânia Maria Santana dos Santos
Doutora em Serviço Social – PUC/SP – 2008 | Currículo Lattes
Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008).Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1995. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social,Políticas Sociais e Movimentos Sociais.Atualmente tem se dedicado mais a questão da Formação Profissional do(a) Assistente Social. (Texto informado pelo autor)