Este estudo pretende contribuir na reflexão sobre o papel da notícia negativa/sensacionalista veiculada na mídia local na construção do medo social. A proposta é lidar com o jornalismo em suas várias facetas, com formas, métodos e objetivos bem distintos entre si, de acordo com os propósitos de quem produz e do público a que se destina. Nossa base central de reflexão será a mídia local comercial impressa. Para sua realização, referências analíticas foram buscadas em autores marxistas sobre a relação imprensa e o pensamento burguês. Essa pesquisa se definiu como documental, para tanto escolhemos como fontes dois jornais de circulação diária, A Gazeta e o Diário de Cuiabá, demarcando como período de estudo o ano de 2016. Para a análise das notícias, foi utilizado o método histórico-dialético. Não é um texto exaustivo sobre a teoria do jornalismo e tampouco sobre o medo, uma vez que a pretensão foi sublinhar alguns aspectos que nos forneceram elementos para a formulação dos objetivos e variáveis que possibilitaram avaliar se as notícias veiculadas na mídia local colaboram na construção do medo social.
Dissertações