Ancorada na perspectiva da totalidade, segundo a qual os movimentos sociais são
processos históricos, que resultam das contradições intrínsecas ao modo de
produção capitalista, a presente dissertação analisa as lutas sociais por transporte
coletivo em Cuiabá no período de 1985 a 2014, buscando conhecer as
determinações nas quais se apresentam e se articulam os diferentes sujeitos
envolvidos, bem como os seus processos de mobilização, reivindicação, estratégias
de luta e, ainda, as relações e mediações que se estabelecem nesse processo. A
metodologia utilizada é de natureza qualitativa, recorrendo às pesquisas bibliográfica
e documental, por meio de consultas a jornais de circulação diária em Cuiabá. As
categorias de análise adotadas são: questão urbana e movimentos sociais urbanos.
A sistematização dos dados revela que o preço da tarifa, a falta de manutenção da
frota, a superlotação e o desrespeito aos horários são as principais denúncias e
reivindicações relacionadas ao transporte. Entre os sujeitos coletivos envolvidos na
luta estão as associações de moradores, o movimento estudantil, as organizações
de defesa de direitos e o Comitê de Luta pelo Transporte Público (CLTP), que a
partir de 2005 articula esses movimentos e organizações, dando mais força e
visibilidade às lutas. Foi possível identificar dois períodos na trajetória do movimento.
No primeiro, de 1985 a 2002, observa-se, em geral, manifestações isoladas de cada
uma dessas organizações. No segundo, de 2003 a 2014, verifica-se a unificação das
lutas através do CLTP, com mudanças qualitativas não apenas nas suas formas de
organização e expressão, mas também nas reivindicações apresentadas.
Dissertações